sábado, 7 de junho de 2014

FESTA JUNINA


Festas juninas ou festas dos santos populares são celebrações dos católicos que acontecem em muitos países. Tal festa teve origem na Idade média e se toucou festa junina. No Brasil os santos homenageados são Sao Joao, Santo Antonio e Sao Pedro.
Embora sejam comemoradas em muitos estados do Brasil, na região Nordeste as ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos santos citados. Como é uma região onde se existe a seca é um problema grave,os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.


Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 


sexta-feira, 6 de junho de 2014

Com fazer abará


Abará é um bolinho de feijão fradinho moído cozido em banho maria embrulhado em folha de bananeira. É um prato típico da  culinária baiana. Também faz parte da comida ritual do candomblé. É feito com a mesma massa que o acarajé a única diferença é que o abará é cozido, enquanto o acarajé é frito.

Ingredientes da receita de abará.

1 quilo de feijão fradinho
½ quilo de cebola
1 colher de sopa de sal1 xícara de camarões defumados½ xícara de azeite de dendê


Como Fazer Abará

Coloque de molho o feijão fradinho de um dia para o outro. Esfregue para soltar as cascas e lave para eliminá-las. 
Passe num moedor junto com a cebola e, depois, bata até ficar uma massa leve. 
Tempere com sal, junte o camarão seco moído e azeite de dendê. 
Ponha folhas de bananeira na chama, em pedaços de 20x25 centímetros e embrulhe porções da massa. 
Cozinhe no vapor do cuscuzeiro. 
Sirva com molho de pimenta